Lima en Orcasitas: testimonio de un misionero en Guinea Bissau

4 01 2011

El diácono y miembro permanente Lima, de Guinea Bissau, nos está visitando en las distintas comunidades CPPS de España y Portugal para conocernos en vivo, participar de la Asamblea provincial CPPS 2010 y dar un testimonio de la labor misionera en Guinea Bissau. Unos cuantos miembros acudirán a su ordenación en Febrero.

Tendremos ocasión de conocerle mejor y de escuchar su testimonio acerca de la presencia y trabajo de los misioneros CPPS en Guinea Bissau a partir del domingo 9 de Enero, porque estará presente en la eucaristía comunitaria y en encuentros con la comunidad parroquial.

Más información sobre la misión en Guinea Bissau.

Anuncios

Acciones

Information

One response

10 08 2013
Joaquim Pereira

Parece que a Missão Catolica de Safim é uma placa onde se indica Missão Católica de Safim da responsabilidade dos Missionários CPPS com a colaboração das Irmãs de São José de Cluny. A Missão Católica de Safim é constituída por 33 aldeias com cerca de dezasseis mil pessoas. As comunidades religiosas neste espaço são o Muçulmanismo, algumas comunidades protestantes e os católicos. Para além do trabalho de evangelização os missionários CPPS são responsáveis por uma escola(Liceu) frequentada por quase seiscentos alunos da 7ª à 12ª Classe. As instalações são precárias mas para aprender basta que haja um professor e alunos, o resto inventa-se. Os Missionários CPPS optaram, desde o princípio pela promoção humana ,através da educação. Em Ingoré, primeira Missão onde estiveram em poucos alunos abriram escolas frequentadas por mais de dois mil alunos. Sempre conseguimos os meios para as fazer funcionar. Sempre tivemos e temos preocupação com a saúde por isso apoiámos sempre os que necessitam assistência. Nós não temos grandes estruturas porque não temos meios humanos e materiais mas para fazer o bem não é preciso grandes aparatos é necessário vontade de fazer o bem sempre com a preocupação de tornar as pessoas autónomas. A nossa escola é a mais barata da Guiné-Bissau, no entanto, funciona com os meios encontrados aqui sem interrupções. Não temos possibilidade de receber todos os alunos que de dentro e de fora do espaço da Missão nos procuram, por falta de instalações. As Irmãs de São José de Cluny têm à sua responsabilidade uma escola desde o Jardim de Infância até ao sexto ano com cerca de trezentos alunos. Assim a Missão Católica de Safim assiste em matéria de Educação cerca de mil alunos.
A Missão tem anda um dispensário que não tem tido um aproveitamento cem por cento por falta de enfermeiro mas neste ano a situação melhorou porque agora temos uma irmã enfermeira. Como se vê a Missao de Safim não é apenas uma placa é uma estrutura que trabalha e aproveita bens os poucos meios que tem. Será que na Família Cpps não encontramos meios humanos e materiais para podermos aumentar a nossa ação em favor desta gente pobre?. Os pobres estão em muito lado basta apenas procura-los

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s




A %d blogueros les gusta esto: